A atitude define o sucesso

"A vida é 10% o que acontece comigo, e 90% como eu reajo a esses acontecimentos"

"Sua atitude define sua altitude"

"Quanto mais eu vivo, mais compreendo o impacto da atitude na vida.

Atitude para mim é mais importante do que o passado, edução, dinheiro, circunstâncias, fracasso, sucesso ou do que as outras pessoas pensam, dizem ou fazem.

É mais importante do que aparência ou habilidade.

A atitude construirá ou quebrará uma empresa... uma igreja... um lar... um relacionamento.

A coisa extraordinária é que nós temos a escolha todos os dias em relação à atitude que tomaremos para aquele dia.

Nós não podemos mudar nosso passado... não podemos mudar o fato de as pessoas agirem de certa forma. Não podemos mudar o inevitável.

A única coisa que podemos fazer, é tocar com a única corda que possuímos, e isso é nossa atitude.

Eu estou convencido que a vida é 10% o que acontece comigo, e 90% como eu reajo a isso. E assim é com você...

Nós somos responsáveis por nossa atitude."

Este texto do Dr. Charles Swindoll chegou em minhas mãos num momento muito apropriado, pois eu vivia um tempo de mudanças, e aprender essa verdade contribuiu muito para eu entendê-las e passar por elas.

Há muitas coisas em sua vida que você não pode escolher: sua altura, seus pais, o lugar onde nasceu, sua cor, sua aparência. Mas você pode escolher  a maneira de viver e a forma de pensar.

Esta escolha fará toda a diferença no mundo em que vive.

Por muito tempo transferi a responsabilidade de ser feliz e de estar bem para as pessoas ao meu redor. Assim, o comportamento e a atitude delas determinava a maneira como eu me sentia. Se alguém fizesse algo contrário a minha vontade, isso me desapontava muito; palavras ou atitudes que não me agradassem faziam-me sentir muito mal, triste, deprimida e cheia de autocomiseração.

Eu sofria minha frustração por não ter o que eu queria da forma que eu desejava. Por muito tempo, mesmo conhecendo ao SENHOR, sabotei a minha própria alegria e meu propósito, e me deleitava em meu estado de "coitadinha", de vítima das circunstâncias. Isso soa como loucura para você? 

Infelizmente, tenho certeza de que não era a única; estou certa de que o índice de pessoas que vivem uma vida miserável como eu vivia é muito grande.

Aprendi que em toda adversidade e circunstância desagradável ou desfavorável posso absorver um benefício equivalente. Também aprendi a obter e cultivar uma atitude mental positiva em relação à vida e a tudo o que acontece ao meu redor. Isso é necessário, pois podemos ter o SENHOR conosco, e ainda assim, viver em derrota constante por coisas insignificantes e por dar muito valor a elas. Mas se interiormente estamos bem, cultivando uma atitude correta, ainda que as circunstâncias sejam desfavoráveis vamos estar firmes em nossos propósitos de vida.

Isso pode ser ilustrado pela história da mãe que estava com seu filho pequeno na igreja, e ele, por não poder ver tudo a sua frente, ficava em pé no corredor. A mãe lhe dizia: "Senta, menino!. Ele, então, sentava, mas minutos depois já estava em pé novamente. Até que a mãe já bem irritada, lhe disse, segurando-o pelo baço: "Senta e não levante mais!" O menino, choramingando, retrucou: "Mãe, de corpo eu tô sentado, mas no meu coração eu tô de pé!".

O mesmo ocorre cmm muitas pessoas: no coração estão bem, são livres, felizes, mas, exteriormente, muitas circusntâncias contibuem para deixá-las para baixo, para fazê-las sentar diante da vida, como a mãe com a criança. Isso ocorre com você?

No trabalho, seus colegas lhe mandam sentar; em casa, desde pequeno lhe mandam sentar; na vida, muitas pessoas ao redor lh mandam sentar. Há muita gente que não quer que você seja você e que alcance o seu propósito, muito menos que cresça. Mas se você aprender a cultivar uma atitude correta, irá vencer qualquer limitação e permanecer em pé, pois é um direito seu!

Só você pode ter controle sobre sua atitude mental correta, ninguém mais. Você é quem decide tê-la e mantê-la.Ela será conquistada passo a passo, pois não acontece da noite para o dia. Desenvolvê-la exige esforço e disciplina de sua parte. Tê-la pode fazer as pedras do caminho transformarem-se em escada.

Pode ser que algumas pessoas já nasçam com a boa atitude  de olhar para a vida de modo diferente já desenvolvida.

Mas eu quero incentivar você que, como eu, passa por dificuldades nessa área. Posso garantir que vale a pena mudar.


Extraído do Livro: Dez Atitudes de Uma Mulher de Sucesso
Silvana Pereira
Editora Atos