Pular para o conteúdo principal

O valor da amizade



Os amigos são vitais em nossa vida. Não podemos viver sem eles. A amizade melhora o nosso bem estar físico, mental e espiritual. Bons relacionamentos contribuem para mantermos a saúde bem e ainda curam as depressões.
Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver, Provérbios 27.9 (sem ponto, porque é olho)

Não possuir amizades de qualidade é ruim para a saúde, o ânimo, a produtividade e a longevidade de todos nós. Portanto, sempre invista em suas amizades. Elas contribuirão para sua própria felicidade.
Os nossos amigos podem desempenhar alguns papéis em nossa vida que servirão de preciosa ajuda em nossa caminhada. O segredo é não querer que eles sejam perfeitos em todas as áreas. Afinal, nós também não somos.

Tipos de amigos:

INCENTIVADORES – são grandes motivadores que sempre impelem você em direção a seus alvos. Possuem interesse genuíno no seu sucesso, mesmo que signifique correr risco por você.

CAMPEÕES – são amigos leais, que ficam ao seu lado como também das coisas em que você acredita. Eles o elogiam em sua presença e ainda “cobrem sua retaguarda”; saindo em sua defesa quando você não está por perto.

COLABORADORES – são aquelas pessoas que têm interesses comuns aos seus. Podem compartilhar com você uma paixão por esportes, hobbies, religião, trabalho, política, comida, filmes, música ou livros.

COMPANHEIROS – estão sempre ao seu lado, sejam quais forem às circunstâncias. Têm um vínculo praticamente indestrutível com você. Quando alguma coisa boa ou ruim acontece na sua vida são as primeiras pessoas para quem você liga.

COMUNICADORES – são aqueles com os quais você se socializa com freqüência. Sempre são convidados para eventos onde é possível conhecer outras pessoas; o que aumenta sua rede de contatos e lhe dá acessos a recursos inexplorados.

ENERGIZADORES – são os “amigos divertidos” que sempre levantam seu ânimo. Eles fazem de tudo para animá-lo quando você está deprimido e transformam um dia bom em um dia ótimo.

INSTIGADORES – expandem seus horizontes e o incentivam a acolher novas idéias, oportunidades e culturas. Eles o ajudam a fazer mudanças positivas, ampliando sua perspectiva em relação à vida e fazendo de você uma pessoa melhor.

GUIAS – dão conselhos e mantêm você na direção certa. São os amigos perfeitos para compartilhar seus objetivos e sonhos. Eles o ajudam a vislumbrar um futuro positivo, ao mesmo tempo, com os pés no chão.


A devoção que você tem a Deus junte a amizade cristã, e a amizade cristã junte o amor”. 2 Pedro 1.7

Postagens mais visitadas deste blog

Oração da Manhã!

Que Deus te cuide com carinho, que te indique o melhor caminho, que te ensine sobre o verdadeiro amor, que te perdoe quando preciso for. Que Deus te dê asas para voar nos sonhos te ajude a pousar mas, também, te mostre a realidade que terás que enfrentar sem nunca, por nada, recuar. Que Deus te dê forças para pensar tudo aquilo que não tens como mudar ou sequer adulterar. Que Deus te dê saúde, que teu corpo, por dentro, nunca mude e que ao envelhecer possas dizer que tua maior felicidade foi viver. Que Deus te mostre com clareza a grande e real beleza de um jardim florido, de um bom livro, de uma poesia que fale de saudade de uma calma paisagem. Que Deus te faça compreender porque amanhece antes de anoitecer, porque o sol se esconde quando a lua quer brilhar e porque o sol brilha quando ele vai descansar. Que Deus te faça ver que no sorriso de uma criança mora toda a esperança que tanto precisas pra viver. Que Deus faça de ti um ser sensível, que seja capaz de chorar sem jamais se enve

Cada Manhã

A cada manhã de minha existência espero que os raios do sol me tragam novas esperanças, novas alegrias, sobretudo me tragam o fim das desigualdades sociais, menos violências, menos dores, menos sofrimentos e dissabores. A cada nascer do sol eu veja e sinta as pessoas equilibradas e fortalecidas, que os sonhos estejam presentes no dia-a-dia e cada etapa esteja sendo realizada de forma desejada. A cada manhã eu possa acalentar o desejo forte de prosseguir nesta jornada, tendo consciência que a letra é morta, mas a palavra é vida e continua produzindo efeitos que nos surpreendem. A cada manhã eu tenho de questionar: Aonde quero, aonde vou chegar, onde quero ir e reolhando ao redor, não vimos, não chegamos e nem sequer saímos de onde estávamos. Na verdade, cada manhã, além da esperança, eu respondo meus questionamentos, pois embaçando e trapaceando descobrimos a resposta neste caminho que sigo e busco ao mesmo tempo em que vou encontrando os sinais deste percurso. É ve